Buscar
  • PMP Farmácias

Semana da Saúde Bucal

O tártaro nos dentes, também chamado de cálculo dental, é um depósito em forma de crosta que pode causar manchas e descoloração nos dentes. Ele cria uma ligação forte que pode ser removida apenas por um dentista. A formação do tártaro também pode dificultar a remoção de novas placas bacterianas e bactérias. Há uma grande variação na suscetibilidade dos indivíduos à placa bacteriana e ao tártaro nos dentes. Para muitos de nós, esses depósitos se acumulam mais rapidamente com o envelhecimento.

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Por ser poroso, a superfície do tártaro retém com mais facilidade manchas resultantes do consumo habitual de chá, café e certos refrigerantes, entre outros. Para além disso o fumo resultante do consumo de tabaco também mancha mais facilmente os locais onde existe tártaro. Assim sendo, e pelos motivos inestéticos inerentes, torna-se ainda mais importante combater o problema, impedindo a formação do tártaro.

Por norma, o tártaro causa mau hálito (halitose), podendo em alguns casos produzir um cheiro acentuado, nas situações de maior excesso de tártaro nos dentes, e principalmente quando acompanhado de doença periodontal (gengivite ou periodontite), tornando-se assim num considerável incómodo.

A presença de tártaro dentário, por si só, não implica dor (não dói). No entanto, pode desencadear diversos problemas conforme veremos de seguida, que podem causar dor de dentes entre outros sinais e sintomas.

Enquanto a placa bacteriana pode ser removida através da escovação e do uso do fio dental em casa, o cálculo dental somente pode ser removido por um profissional no consultório do dentista. Seu dentista ou higienista usarão instrumentos afiados para raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva, suavizando a superfície dental para ajudar a prevenir a adesão da placa bacteriana e a formação de mais tártaro.


1 visualização

© 2019 by PMP Farmácias - Economia Sempre