Buscar
  • PMP Farmácias

Como fica a fertilidade após o tratamento de câncer?




Se você estiver fazendo algum tipo de tratamento para o câncer de mama, incluindo quimioterapia, hormonioterapia ou terapia alvo, converse com o seu médico antes de tentar engravidar. Os medicamentos podem afetar o desenvolvimento do feto, então é mais seguro esperar até o fim do tratamento antes de engravidar. Também é importante lembrar que interromper o tratamento precocemente pode aumentar o risco do câncer crescer ou recidivar.

Se você fez cirurgia e/ou radioterapia da mama, pode acabar tendo problemas para amamentar com a mama operada. Estudos mostraram uma redução na produção de leite na mama operada, bem como mudanças estruturais que podem tornar a amamentação difícil e dolorosa.


Caso você esteja tomando algum medicamento para tratar o câncer de mama, como hormonioterapia, é muito importante conversar com seu médico antes de começar a amamentar. Alguns medicamentos podem entrar no leite materno e afetar o bebê.


É importante salientar bem que não são todos os tipos de câncer que causam infertilidade, assim como os tratamentos utilizados. Existem alguns casos de indução de menopausa, porém, a maioria dos tumores pode ser tratada sem problemas permanentes para a vida fértil da mulher.


A boa notícia é que as técnicas de fertilização artificial ajudam a amenizar mais esse impacto negativo da quimioterapia, sem estimular o câncer. Funciona assim: se possível, logo após o diagnóstico da enfermidade, especialista extraem óvulos da mulher e os congelam. Depois, quando toda essa fase turbulenta tiver passado, os embriões são inseridos no útero. Atualmente são usados medicamentos que evitam uma superconcentração de estrogênio durante etapas desse procedimento, tornando-o mais seguro.


Portanto, podemos dizer que as chances de engravidar depois do tratamento oncológico são bastante satisfatórias. Como dito acima, a paciente deve conversar com seu médico para saber se este efeito colateral tem chances de ocorrer ou não.

0 visualização

© 2019 by PMP Farmácias - Economia Sempre